Island News

Descubra os melhores Livros para cada ano escolar!
Recomendações do Plano Nacional de Leitura para as Aulas

Por vezes temos que apresentar livros e demonstrar que estamos a ler qualquer coisinha para a professora de português ficar satisfeita. E geralmente as professoras não permitem qualquer livro, exigem que esteja na lista do Plano Nacional de Leitura. Pode ser uma grande maçada, mas também nos podemos vingar e gostar mesmo do que lemos, como quem diz “ai é? estão-me a obrigar a ler? Pois fiquem sabendo que foi uma ótima experiência!”. A professora ficará decerto desarmada.

dKLChZXeBuqHPzo  xhy e x

À procura dos melhores livros para cada ano escolar? 

Não sabe quais são abrangidos pelo Plano Nacional de Leitura?

 

Neste artigo, apresentamos uma lista abrangente dos melhores livros para as aulas de português em cada ano escolar. 

Não sabe quais são os livros abrangidos pelo Plano Nacional de Leitura? Não tem problema, desde o 1º ao 12º ano, trazemos-lhe recomendações cuidadosamente selecionadas para cada ano diretamente recolhidas desse tal Plano Nacional de Leitura.

Sabemos que encontrar livros adequados para cada idade e gosto pessoal pode ser uma tarefa desafiadora. Os livros recomendados abrangem diversos géneros literários, desde clássicos da literatura portuguesa até romances contemporâneos, poesia e muito mais.

Além de proporcionar uma experiência de leitura enriquecedora, o incentivo do Plano Nacional de Leitura tem o objetivo de desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e expressão escrita em português. Os livros escolhidos vêm para desafiar e cativar experientes e novos leitores, estimulando a paixão pela leitura e pela aprendizagem.

Se se quer divertir nas suas obrigações escolares, não deixe de conferir a lista dos livros para cada ano de português, não se esqueça: “Ler é Fácil”

Introdução ao Plano Nacional de Leitura

 

O Plano Nacional de Leitura oferece uma seleção valiosa de livros para os alunos do 1º ao 12º ano, proporcionando uma ampla gama de experiências de leitura enriquecedoras. Destacamos então algumas das obras mais recomendadas para cada ano escolar, oferecendo aos alunos oportunidades emocionantes de explorar novos mundos literários e expandir seus horizontes intelectuais.

Livros 1º ano:

Livros 2º ano:

Livros 3º ano:

Livros 4º ano:

Livros 5º ano:

Livros 6º ano:

Livros 7º ano:

Livros 8º ano:

Livros 9º ano:

Livros 10º ano:

Livros 11º ano:

Livros 12º ano:

Conclusão: Como tornar a leitura obrigatória em leitura divertida?

 
Agora que já tens as nossas sugestões, já podes pôr em prática a estratégia de transformar a leitura obrigatória em leitura divertida. Como já dissemos é importante verificares com a tua professora se os livros para verificação de leitura devem ou não constar na lista do Plano Nacional de Leitura. Caso não exista tal obrigatoriedade recomendamos certamente “A Ilha de Fide” como leitura divertida. Pelo sim pelo não, todas as opções que demos vêm diretamente da tal lista de acordo com os anos escolares dos alunos. Se por ventura não te identificares com nenhum dos títulos que apresentámos para o teu ano podes sempre consultar diretamente no próprio Plano Nacional de Leitura.
Concluímos que a chave para alcançar o objetivo de tornar a leitura obrigatória em leitura divertida reside na seleção cuidadosa dos livros. Uma boa escolha é decisivamente influenciada pelas preferências e características individuais de cada aluno, e nem sempre é feita à primeira: apesar de ser recomendável “dar tempo” a um livro para nos poder surpreender, pode sempre ocorrer o caso de não nos envolvermos com a história ou com o estilo de escrita do autor e, nesses casos, vamos sempre a tempo de começar de novo com um outro livro! Uma coisa é certa: há vários livros certos para ti, e nada como experimentar para o encontrares.
“Ler é Fácil” quando descobres o livro certo!